top of page

Pondera ter mais um cão? Prós e contras!

Esta é uma daquelas decisões que deve ser muito bem ponderada antes de tomar um veredicto final! Adicionar mais um cão á família tem os seus pros e contras, ou seja, pode duplicar a felicidade no dia-a-dia ou pode trazer problemas aos mesmos. Para esta decisão, é necessário avaliar todas as partes envolvidas, isto é, a família humana, o cão já existente e o cão a adoptar! Existem perguntas obrigatórias a serem colocadas: Será que todos os membros da família estão de acordo e preparados para ter outro cão? Existe tempo, disponibilidade e condições para um segundo animal? Será que adoptar mais um cão vai ser benéfico para o cão já existente? Será que a sua habitação e as suas rotinas serão as indicadas para o cão a adoptar?



Seguem os prós e os contras que pode encontrar:

Contras

  • Gastos financeiros – a vinda de um segundo cão vai aumentar as despesas mensais lá em casa. A partir deste momento, os custos da alimentação, dos cuidados veterinários e dos brinquedos e acessórios, duplicam.

  • Sujidade – Se até agora se queixava dos pelos pela casa e da sujidade que um cão criava, a partir deste momento, passa a ter mais pelo pela casa e o dobro da sujidade.

  • Tempo – Ter um cão já requer alguma disponibilidade diária para o passear, treinar, cuidar e dar atenção. Ter 2 cães exige ainda mais tempo e disponibilidade.

  • Brigas – A vinda de um segundo cão pode não ser muito bem aceite pelo seu primeiro cão ou, até mesmo, o cão adoptado pode não ser muito sociável com outros cães. Se for um destes casos, prepare-se para “uma dor de cabeça” diária. De forma a evitar as brigas entre ambos, vai ter que fazer um trabalho de gestão e prevenção, para quando estes tiverem que ficar sozinhos em casa, e vai ter que se dedicar a treinos de contracondicionamento e dessensibilização para que aprendam a conviver pacificamente debaixo do mesmo teto.

Prós

  • Companhia – Até á data o seu primeiro cão passava muitas horas sozinho em casa e vocês notavam que ele ficava apático ou stressado durante a solidão. Com a vinda de um segundo cão, ele vai ter um amigo para brincar e entreter-se enquanto vocês estão ausentes, desta forma proporcionam atividade física para desgaste de energias, e podem inclusivamente, prevenir a ansiedade por separação do primeiro cão.

  • Animação – Ter um cão já é uma animação, ter 2 cães significa impulsionar ainda mais essa animação. Quem realmente trata os cães como animais de companhia e os insere nas rotinas familiares, sabe perfeitamente daquilo que estou a falar. Vai passar a receber lambidelas a dobrar e vai ver mais movimento pela casa. Prepara-se para entrar nesse espírito extrovertido, de forma a afastar-se do cansaço e stress profissional.

  • Saúde - o tempo e a dedicação vai aumentar com a vinda de um segundo cão, como tal, vai ter que se exercitar mais para providenciar os cuidados diários obrigatórios. O exercício físico é importante não só para os cães mas também para a saúde humana.

  • Segurança – Sempre que passeava o seu cão ou quando estava sozinha em casa, sentia-se segura? Agora com 2 cães vai sentir-se ainda mais segura! Agora que lhe passei as informações sobre as possíveis implicações na adopção de um novo cão, compete-lhe a si e aos restantes membros familiares fazer uma decisão. Analise bem os prós e os contras, e lembre-se que se trata de uma decisão de grande responsabilidade, estamos a falar de um ser vivo que vai necessitar de cuidados diários, não estamos a falar de um “objeto” descartável!

bottom of page