top of page

10 dicas para desenvolver um "super" cão

Agora que adquiriu o seu cachorro, tenho a certeza que tenciona fazer todos os possíveis para desenvolver um cão sociável e educado. O período de sociabilização é o momento exato para o conseguir, tendo em conta que é considerado o momento chave para apresentar o mundo ao cão. Um cachorro que seja exposto, de forma gradual e controlada, a um intenso programa de sociabilização e educação, será um cão com poucas probabilidades de apresentar comportamentos indesejados em Adulto. Até o cachorro completar os 4 meses de vida, foque-se essencialmente nos seguintes aspectos:



- Alimentação, higiene e cuidados de saúde

Alimente o seu cão com uma alimentação de qualidade, cuide da sua higiene e tenha um acompanhamento constante do seu veterinário, isto fará com que o seu cachorro cresça saudável e fisicamente ativo.

- Inibição de mordida

Ensine o seu cachorro a controlar a força com que morde, isto fará com que em adulto ele tenha uma mordida suave.

- Pessoas

Faça com que ele tenha contacto e interaja com o maior número de pessoas possível. Quanto mais heterogéneos forem os aspectos melhor, ou seja, apresente-o a homens, mulheres, crianças, bebés, idosos, pessoas de etnias diferentes, pessoas altas, baixas, homens de barba..... etc.

- Cães e outros animais

Faça com que ele tenha contacto e interaja, com outros cães (sociáveis), quanto mais diversificado for o aspecto das escolhas melhor, isto é, cães de porte grande e pequeno, cães de pelo curto e comprido, cães de pelo preto, branco, tigrados....etc. Se pretende que o seu cão, no futuro, seja sociável com outras espécies de animais, deve também fazer essas apresentações dentro do período de sociabilização.

- Sons

Apresente uma grande diversidade de sons ao seu cachorro, isto para que no futuro, ele já esteja familiarizado com os mesmos. Alguns exemplos são, o barulho do trânsito, do secador, da máquina de cortar a relva, do aspirador, da trovoada, bebés a chorar, crianças aos berros, .... etc. Recorra ao youtube para apresentar os sons menos frequentes (ex. trovoada e fogos de artifício)

- Ambientes

Faça passeios em ambientes diferentes de modo a que o seu cachorro tenha contacto e explore zonas mais diversificados, ou seja, leve-o à praia, à cidade, ao campo, à montanha, ao parque infantil, ao mercado.... etc.

- Manuseamento

Manuseie o seu cachorro diariamente, em todas as partes do corpo, isto fará com que no futuro ele não se sinta incomodado quando for manuseado. Peça aos seus amigos para colaborarem neste aspecto, quantas mais pessoas o manusearem, melhor. Os veterinários agradecem este trabalho prévio.

- Necessidades no sítio certo

Ensine o seu cachorro a fazer as necessidades no sítio certo e evite cair na tentação de o castigar quando faz no sítio errado. Este treino pode levar semanas mas deve ser feito de forma sensata.

- Sozinho em casa

Ensine o seu cão a ter prazer quando fica só, desta forma evita problemas como ansiedade por separação. Saia de casa e deixe-o com brinquedos de estimulação mental para entretê-lo e evitar o aborrecimento.

- Obediência básica

Comece desde cedo a ensinar-lhe exercícios de obediência. Se lhe ensinar como agir corretamente nos mais variados contextos, previne que ele apresente comportamentos indesejados nesses contextos. (ex. sentar-se ao receber visitas, ao invés de saltar para cima delas).

Dedique-se 100% ao seu cachorro, durante o período de sociabilização e faça com que as experiências acima mencionadas sejam todas elas AGRADÁVEIS, INTERESSANTES e RECOMPENSANTES na perspectiva do seu cachorro. Investir neste curto intervalo de tempo (2 ou 3 meses) levará a que não tenha grandes preocupações com o seu cão nos próximos anos em que ele estiver do seu lado.

bottom of page