top of page

A importância do sono e do descanso para o cão! (Parte 2)

No último artigo https://www.patrickrocha.pt/post/a-importância-do-sono-e-do-descanso-para-o-cão-parte-2, falei sobre o impacto de um descanso qualitativo no bem estar dos nossos cães (se ainda não leu o último artigo, aconselho que o faça, antes de ler este). Hoje venho dar seguimento a este assunto, e vou abordar as posições que os cães adoptam para dormir, e o que é que as mesmas nos podem dizer sobre eles.



Pode parecer estranho, mas é bom que saiba que, a forma como o seu cão dorme representa um pouco da sua personalidade e o estado emocional que o mesmo sente nesse preciso momento. Com isto quero dizer que, através da posição de descanso do seu cão, podemos identificar se está em modo alerta, desconfiado, confiante, relaxado, pouco preocupado com o contexto envolvente, preparado para responder no caso de uma ameaça, ou se está com frio. De seguida vou apresentar as diversas posições e descrevê-las individualmente: Enrolado


Esta é a posição de referencia, para cães que estão em modo alerta e preocupados com o meio que os rodeia. É também muito usada por cães que vivem no exterior, pois é uma posição que lhes permite combater melhor o frio. Usualmente, os cães enrolam-se, colocam as patas junto ou por baixo do corpo, e a cauda fecha o circulo, cobrindo o rosto do animal. Através desta posição os cães conseguem conservar a temperatura corporal e protegem os seus membros, cabeça e órgãos vitais, de possíveis ameaças (por exemplo, predadores). Quando um cão está a dormir nesta posição, os músculos encontram-se tensos e todo o corpo está preparado para responder imediatamente a uma ameaça. Visto que, nesta posição, o cão encontra-se em modo alerta, dificilmente conseguirá atingir o relaxamento profundo e consequentemente atingir a fase REM do sono. Neste sentido, é uma posição que não permite ao cão ter um sono qualitativo.

De Lado e Semi-enrolado


Esta posição é muito parecida com a anterior, a diferença reside na cauda, que não fecha o circulo protegendo o rosto do cão. Ou seja, se o seu cão dorme nesta posição, possivelmente estará em modo alerta e pronto para acionar uma resposta caso seja necessário, no entanto não está a sentir frio, daí não haver a necessidade de se enrolar por completo para conservar a temperatura corporal.

De Lado


Esta forma de dormir pode ser vista, em cães que estão confiantes e sem necessidade de se preocuparem com o contexto envolvente. O corpo fica completamente de lado e as pernas ficam esticadas ou semi-esticadas. Em épocas de calor, nesta posição, os cães podem optar por alargar o espaçamento entre os membros direitos e o membros esquerdos, de forma a que ocorra mais circulação de ar na zona da barriga.

De Barriga para baixo com os membros posteriores e anteriores esticados

Se o seu cão costuma descansar desta forma, significa que é um cão bem disposto e sempre pronto para interagir consigo. Trata-se de uma posição confortável e que lhe permite levantar-se num ápice, assim que chamar por ele. Cães que dormem nesta posição, não estão nada preocupados com possíveis ameaças, apenas entram rapidamente em ação, assim que disser a palavra “chave” (por exemplo, “vamos passear”). Sendo assim, se não forem perturbados, é uma posição que lhes permite ter um descanso qualitativo. De Barriga para baixo com os membros posteriores e anteriores junto ao corpo

Esta posição demonstra que o cão está demasiado ansioso ou stressado, para se deitar de lado e descansar sem preocupações adicionais. O corpo parece estar completamente relaxado, mas os sentidos do cão estão acionados e em modo hipervigilante. Ao mais pequeno som, o cão facilmente consegue levantar-se e acionar os seus instintos de sobrevivência. Esta é mais uma posição em que os cães, dificilmente conseguem atingir um sono profundo e alcançar a fase REM. De Barriga para o ar com os membros posteriores e anteriores apontadas para o céu

Esta é possivelmente a posição mais engraçada de se ver num cão. Cães que dormem desta forma, são cães muito confiantes e extremamente seguros do meio envolvente. É considerada a posição mais relaxante e confortável, para além disso é uma posição muito habitual em épocas de calor intenso, pois permite uma excelente circulação de ar por todas as partes do corpo do cão. Quando os cães atingem a fase REM nesta posição, podemos analisar movimentos nas pernas, nos olhos e na boca do cão, trata-se uma situação perfeitamente normal e super engraçada. Dificilmente encontrará um cão de rua ou um cão com medo, a dormir desta forma, pois trata-se de uma posição muito vulnerável para possíveis ameaças.

bottom of page